Vai restaurar uma motorizada ou bicicleta?!
Aqui estão alguns conselhos simples que lhe podem facilitar a vida.
- Ao desmontar não ponha nenhuma peça fora.
É importante que até acabar o restauro totalmente nunca por peças fora, nunca se sabe se elas não serão precisas. Por vezes pensamos que ainda existem peças novas iguais as que estão na montagem original mas isso nem sempre é verdade. Às vezes é preciso reparar/recuperar algumas peças originais, ou então, se isso não for possível é preciso a peça original para que se possa fazer uma cópia nova.
2. Cromar, zincar ou novo?
Com muitas peças de ferro surge sempre o dilema, será melhor cromar, zincar ou procurar peças novas. A cromagem quando bem feita tem um efeito bastante vistoso, dá um realce às peças que valorizam a mota, a motorizada ou bicicleta. No entanto, a cromagem de peças velhas tem um inconveniente que é o preço. A zincagem por outro lado é substancialmente mais barata que a cromagem e tem como característica principal criar um tratamento nas peças que as torna muito resistente à acção da ferrugem, no entanto o aspecto final nem sempre é tão bonito como a cromagem. A nossa opinião quanto a estas técnicas é que se deve usar a cromagem nas peças maiores e nas que ficam à vista e optar pela zincagem para todas as peças de montagem que fiquem escondidas (por exemplo: parafusos, porcas e eixos).
Apesar de termos estas técnicas, em certas ocasiões existem peças novas iguais as originais por um preço mais acessível do que a própria recuperação das mesmas. Um exemplo disso são os suportes de bagagem tanto das bicicletas como das motorizadas nacionais, mandar cromar as originais fica mais dispendioso do que comprar as peças novas.
Neste campo é preciso analisar peça a peça e ponderar qual a melhor solução para a mesma.
3. Faça uma lista das peças que precisa e leve as peças velhas na altura de comprar as novas.
Esta pequena organização vai poupar-lhe imenso tempo e vai facilitar a quem o estiver a atender, evitará perder tempo a explicar o que pretende e não se esquecerá de nada de que precisa.
4. Tire uma foto da internet que o ajude a mostrar como quer que o seu restauro fique.
Com uma simples pesquisa num motor de busca na internet pode procurar uma foto do seu objecto de restauro e encontrar uma imagem que se aproxime ao seu objectivo final. Pretende-se que isto facilite a definição dos objectos em falta para o restauro e que seja mais fácil para si mostrar aos outros o que pretende.
You must be logged in to post a comment.